sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reflexões sobre o espaço geográfico atual


Estamos em um contexto de economia consumista e globalizada. O que mais importa é a produção, o comércio, o consumo intenso. Nesse cenário, há uma alta nos valores individualistas. A busca de novos mercados de consumo, a formação de blocos e acordos econômicos, que em tese é a busca do domínio de maior território que caracteriza o espaço geográfico atual.
Daí é que vem ocorrendo as grandes transformações na paisagem natural. Até pouco tempo atrás, o homem era limitado pelas condições climáticas. Hoje, poucos são os obstáculos naturais intransponíveis. Todavia, alterou-se profundamente as condições de sustentabilidade de recursos naturais do planeta.
A ação destruidora do homem está impressa nas fumaças industriais, das queimadas e dos carros, poluidoras da atmosfera com gases tóxicos. Também os lixos produzidos por indústrias e pelas pessoas, que contaminam a água dos mananciais e o solo, deixam a impressão digital da espécie humana no ecossistema terrestre.
Todo processo de ação realizada pelo homem provoca uma reação da natureza. Enchentes, tornados, chuvas ácidas, aridez do solo e a desertificação, entre outras muitas formas, nos adverte que a natureza tem certos limites.
A Geografia, enquanto disciplina escolar, tem grande missão em formar cidadãos críticos e reflexivos, conscientes e responsáveis por suas ações e atitudes frente as mudanças do mundo em que vivemos.
Percebemos que as mudanças catastróficas estão acontecendo de forma avassaladora, deixando o mundo todo em alerta. Somos autores de nossa própria desgraça: mal incontido, carregado de cobiça e usura do próprio homem.
Daí, devemos buscar entre nós formas de conter esta destruição desenfreada dos recursos naturais. Uma das formas é evitar certos usos de produtos nocivos e economizar as fontes energéticas, que estão guinando a se esgotar. Pois, como diz o provérbio popular, “Nem tudo o que se compra, paga. Precisamos parar para não faltar.

3 comentários:

  1. Texto muito interessante! Realmente, o consumismo exagerado e a grande produção. Tem levado nosso planeta ao fim. Culpa nossa! E, as medidas ja deveriam ter sido tomadas. Mas com o egoísmo do ser humano e os interesses capitalistas de nossos governantes fica difícil conter a inevitável destruição...

    Grupo: A Geografia está nas múltiplas facetas das cidades.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentario acima um texto muito interessante q mostra como o ser humano de hoje se comporta as muitas coisa q o mundo oferece para noix fazendo q acha um certo egoismo de nossa parte

    ResponderExcluir
  3. O grupo apresentou de forma clara o blog, porém faltou certa coerência em relação aos critérios apresentados pelo professor.Assunto de extrema importância para a geografia.

    ResponderExcluir